bonsai de acerola

O bonsai de acerola, da espécie Malpighia glabra, tem sua origem na América Central e do Sul, a árvore gera o fruto da acerola, também chamada de aceroleira. Ele tem uma ramificação muito intensa, com isso, facilita o cultivo do bonsai. Uma curiosidade é que o fruto da acerola é, extremamente rico em vitamina C, ótimo para a saúde.

A aceroleira produz os frutos abundantemente do verão até o final do inverno, porém, no geral, ela só começa a dar frutos a partir do quinto ano de vida, então, antes disso, é preciso cultivar da melhor forma para manter a árvore viva. A Cereja das Antilhas, como também é chamada por conta do seu local de origem, pode ser cultivada em qualquer região do país, pois, ela adora o calor.

Se pretende comprar um bonsai de acerola, ou, ganhou um, leia abaixo nossas dicas dos cuidados que você ter, para que, ela gera os frutos saudáveis e mantenha-se no seu melhor estilo. Continue conosco.

Posicione seu bonsai de acerola ao sol

Por ser uma árvore que suporta bem ao verão, ela precisa receber os raios solares diretamente em suas folhas, sendo assim, é ideal que você posicione o bonsai em local onde tenha sol, e, que também tenha ventilação. Só é preciso tomar cuidado com temperaturas muito altas, nesse caso, a rega precisa ser intensificada.

A constante exposição ao sol, favorecerá a floração e a frutificação do bonsai de acerola. E, como ele suporta bem aos ventos, não há motivos para não deixá-las em local externo, pelo contrário, ele precisa desse posicionamento.

Rega do Malpighia glabra

Mantenha a rega do bonsai durante todo o ano, é necessário deixá-lo sempre úmido, regando, as folhas, galhos, e a copa, pois, dependendo do local, onde tenha muito sol, a água secará com maior rapidez, e, a falta de água poderá matar sua árvore, assim como o excesso. Então, verifique sempre como está o nível da água.

A frequência da rega, vai depender do seu acompanhamento e verificação de como está o bonsai, e, também, pelo clima e a umidade. E, em relação a vaporização, ela somente é necessária quando a umidade do ar estiver baixa.

Adubação do bonsai

A alimentação do bonsai deve ser feita no período da primavera, e no final do inverno, e quando estiver na floração, não é ideal adubar. Os produtos para adubação devem ser de boa qualidade, nunca usa produtos que você conheça as origens, para não prejudicar o bonsai.

Os adubos mais indicados são os orgânicos, mas, podendo utilizar também, os líquidos, ou, sólidos, porém, de boa procedência. Alguns adubos também podem ser usados, como a farinha de osso, e, a torta de mamona, pois, com eles, você faz uma adubação mais natural.

Poda da Aceroleira

A poda é feita para uma manutenção do bonsai, assim, apenas com uma tesoura bem afiada, você consegue cortar os galhos novos, que interferem nos maiores, ou, o corte dos brotos que forem surgindo perto das raízes. Não se deve fazer podas drásticas em períodos fora da primavera.

As folhas, frutos e flores ressecadas também é preciso efetuar a manutenção, nesse caso, você deve efetuar a limpeza das folhas, e, quando for caso, retirar os frutos, para o surgimento de novos.

Transplantação da Acerola

A transplantação deve ser efetuada todos os anos, ou, no máximo em dois, pois, essa troca de terra e vaso é essencial para o contínuo crescimento do bonsai, pois, o mesmo em seu crescimento natural, precisa de ar, água e alimentação, e, acaba assim, ocupando a totalidade do espaço do vaso.

Quando for efetuar o transplante, é preciso cortar um pouco das raízes, porém, não mais que 20% para não danificar, e, não faça a lavagem delas. E, para a mistura, colocar areia peneirada, condicionador de solo industrial, e, argila refratária. Caso, tenha dificuldades em efetuar o transplante, procure um profissional.

Aramagem do bonsai

Os arames são colocados quando existe a necessidade de direcionar o crescimento de alguns galhos, ou, corrigir a inclinação dos ramos do bonsai, neste caso, os arames servirão para fazer a estabilização. Em caso de os arames estiverem penetrando a casca, é ideal que se retire imediatamente.

Para o bonsai de acerola, é ideal deixá-lo sem água no dia anterior para endurecer a madeira e ela ficar mais firme. Quando for efetuar a aramagem do bonsai, aguarde até a primavera e permaneça até o outono.

Bom, para finalizar, indicamos sempre manter o cuidado com seu bonsai, principalmente, em relação a rega, poda e adubação, pois, em geral, são por conta desses três processos que se não feitos de maneira correta, seu bonsai pode não sobreviver, então, fique atendo a isso, e, na existência de fungos ou pragas, retire-os com uma escovinha, ou, algum fungicida.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe em sua rede social, ajude-nos a alcançar o maior número de pessoas possível, e, qualquer dúvida, deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima!

Bonsai de Acerola (Malpighia glabra)

Uma ideia sobre “Bonsai de Acerola (Malpighia glabra)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *