bonsai de bordo

 

O Bonsai de Bordo vem da espécie Acer e sub-espécie Palmatum, originária do Japão e China, e, pode existir mais de 200 tipos do mesmo gênero. O Bordo possui folhas de cinco pontas, e suas cores ocorrem variações durante o ano, algumas famílias nascem com a cor das folhas vermelha e outras, brotam nas cores verdes, porém no outono, mudam para alaranjado.

O Acer Palmatum permite vasos rasos para sua criação. Suas folhas caem no inverno, e, ele precisa necessariamente ficar no sol pelo menos por quatro horas no dia. As regiões onde existem o maior cultivo são, sudeste e sul, pois, eles gostam de regiões mais frias.

Neste texto, iremos passar os maiores cuidados que você deve ter ao cultivar um bonsai de bordo, pois, assim como toda espécie de árvore de bonsai, é necessário tomar precauções para que ela permaneça viva e em sua melhor forma.

Continue lendo!

 

Posicione o Bonsai de Bordo

 

O bonsai de bordo, como dito acima, necessita de uma quantidade mínima de horas no sol para sua perfeita forma, que, neste caso, são quatro horas. Então, o ideal é deixá-lo no período da manhã ou no final da tarde, pois, ele não suporta um sol muito forte, e, esses são os melhores horários para a insolação.

No inverno, é preciso protegê-lo, pois, temperaturas abaixo de -10°C podem prejudicá-lo, então, o ideal é posicioná-lo em um lugar, onde não fique completamente no tempo, porque, ele não suporta ventos fortes.

 

Regando o Acer Palmatum

 

Toda espécie de árvore de bonsai precisa ser regada, principalmente em épocas de crescimento, que, geralmente ocorrem no período de primavera, então, para o Acer Palmatum, pode-se regar diariamente, claro que, verificando todas as vezes como está seu solo, pois, umidade demais prejudica e pode causar fungos, e, o Bordo é sensível a fungos.

O Acer Palmatum, prefere que sua terra esteja sempre úmida, porém, como dito acima, é preciso verificar como está o solo, para nunca regar em demasia, pois, sua árvore poderá morrer se isso acontecer. No calor, também poderá regar as covas e os galhos, e, sempre com água potável.

 

Adube seu Bonsai de Bordo

 

É necessário sempre avaliar quando deverá adubar o bonsai, pois assim como nós, as árvores precisam se alimentar para sobreviver, dessa forma, essa é uma tarefa muito importante. A adubação é, principalmente importante em épocas de crescimento, esse é o momento em que o bonsai precisa muito de nutrientes.

O bonsai de bordo alimenta-se principalmente de adubos orgânicos, mas, podendo usar também os adubos químicos com proporções de NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio). Em ambos os casos, é necessário verificar a procedência dos produtos, para que, não venha prejudicar a sua árvore.

 

Transplante do Acer Palmatum

 

No geral, o bonsai é transportado a cada dois anos, por conta de seu crescimento, ele não suporta mais o vaso em que está, pois, as raízes crescem bastante e ocupam todo espaço do vaso, neste caso, precisando de um maior. Isso é, o que justifica a poda do bonsai e ter que transplantá-lo esporadicamente.

Ao efetuar o transplante é, sempre importante podar as raízes, porém apenas 50% delas, e, a mistura do solo, pode ser feita combinando os elementos, areia peneirada, condicionador de solo industrial e argila refratária também peneirada. Caso, tenha dificuldades para efetuar o transplante, contrate um profissional, ou mesmo, procure se informar antes.

 

Efetue a poda de seu bonsai

 

A podagem do bonsai, pode ser feita quando necessário, durante todo o ano, porém, as podas mais agressivas, devem ser feitas durante o inverno, pois, evitará possíveis machucados na árvore, mas caso isso aconteça, é importante passar um cicatrizante.

A arte de se criar um bonsai, está muito ligada a todas as formas de se cultivo, e um dos fatores considerados de extrema relevância é, a poda do bonsai, pois, neste momento, você deixará a árvore em seu melhor estilo visual, e, com a forma mais agradável possível, então, este é o passo que, deverá ser feito com todo cuidado e carinho possível.

Para efetuar a poda, precisa-se de uma tesoura bem afiada, específica para o trabalho, e cuidadosamente cortam-se os galhos que saem do tronco ou da copa. Também, é preciso fazer o desfolhamento do Acer Palmatum, e, isso poderá ser feito no verão, uma vez ao ano, mas, caso ele esteja em bom estado.

 

Faça a aramagem do bonsai se necessário

 

A aramagem se torna indispensável, quando precisar corrigir a inclinação dos ramos, ou, também para direcionar o crescimento de um galho e colocá-lo na direção que desejar, seja onde a copa estiver vazia, ou, para formar uma copa triangular.

É importante lembrar que, a aramagem deve permanecer por um determinado período de tempo, e, no caso do bonsai de bordo, o indicado são seis meses, pois, caso os arames estejam invadindo a casca, é preciso retirá-lo no mesmo instante. A aramagem do Acer Palmatum pode ser feita da primavera ao outono.

 

Bonsai de bordo de folhas avermelhadas.

 

Para concluir nosso texto, deixamos nossa última indicação, tome cuidado com possíveis doenças comuns. Na maioria dos casos, ela acontece por excesso de rega, como informamos no decorrer do texto. Sendo assim, se acontecer, por exemplo, a existência de fungos, você poderá retirá-los com escova ou um fungicida.

Caso, exista outro problema que não saiba resolver, procure logo um profissional indicado para fazer o serviço e conseguir manter seu bonsai vivo.

Bom, finalizamos aqui, gostou do artigo? Então, compartilhe com o maior número de pessoas interessadas no assunto para ajudá-las também, e, se ficou alguma dúvida, escreva abaixo, faremos o possível para te responder!

 

Abraços!

Bonsai de Bordo (Acer palmatum) – Cuidados e Precaucações

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *