bonsai de junípero

 

O Bonsai de Junípero da família Cupressáceas, pode crescer aproximadamente até 25cm, tem origem chinesa e é da espécie Juniperus e subespécie chinenses. Seu gênero tem  mais de 30 espécies de coníferas, possui folhas sempre verdes, suportam ventos e mantém o crescimento regular. O nome popular do bonsai Juniperus é Shimpaku.

 

O cultivo mais indicado são nas regiões do sul e sudeste, pois seus troncos mais grossos suportam os climas mais frios e rigorosos. Existem outras variedades de Juniperus chinenses comuns, assim como a Aurea, Japonica, Kaizuka e Sargenti que também são bastante usadas em modelagens de bonsai e cultivadas nessas regiões.

 

Neste artigo, iremos passar os principais cuidados que você deve ter para manter o seu bonsai de junípero num ótimo estado e deixar sua árvore florescendo cada vez mais.

 

Então, venha conosco!

 

Posicione corretamente o bonsai

 

O bonsai de junípero é uma árvore externa, nesse caso, o mais adequado é que ela fique o ano inteiro do lado de fora de sua casa. E também, o importante é manter sempre na luz solar, ela precisa de muita claridade. Agora, caso a temperatura caía a -10°c no inverno é ideal protegê-la e não deixá-la completamente no tempo.

 

No verão, você deve tomar cuidado e não deixar a árvore diretamente exposta ao sol, pois se muito forte, poderá queimar suas folhas. Assim como nós, para o bonsai de Junípero o ideal é ficar ao sol antes das 10h ou depois das 16h, pois nesse horário o sol não estará muito forte. A dica importante é sempre deixá-la ao sol, porém nunca em sol forte.

 

Regar o bonsai de Junípero

 

No geral, os bonsai precisam constantemente de água, ou seja, é preciso sempre regar pois eles não sobrevivem com a sua terra seca, porém como já informado em outros posts, regar demais, pode correr o risco de além dos fungos, você poderá matar sua árvore com o excesso.

 

Para o bonsai de juniperus, entre a primavera e o outono é aconselhável que se regue apenas quando a terra estiver quase seca, então nesse caso é preciso ficar de olho. No verão, por conta da alta temperatura pode-se regar todos os dias. Já no inverno, o consumo de água do bonsai é moderado, então faça a rega apenas quando necessário, pois se exagerar, os fungos se não tratados poderão matar seu bonsai.

 

Não deixe de adubar o Juniperus

 

A adubação do bonsai é necessária, pois assim como nós, as árvores precisam de nutrientes para se manterem vivas e em pleno crescimento. Em época de forte desenvolvimento é a melhor fase para fazer a alimentação do bonsai. Prefira alimentos orgânicos, podendo usar também adubos naturais como torta de mamona e farinha de osso, que podem ser encontrados em supermercados.

 

Para o Juniperus, os adubos ideais são os de decomposição lenta, e é aconselhável aplicar quando a árvore estiver saudável, principalmente na primavera e no outono. Neste caso, assim como para outros bonsai, pode se optar pelos adubos de proporção NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio). Uma dica importante, nunca adube um bonsai recém transplantado.

 

Troque a terra do vaso esporadicamente

 

O bonsai quando está em seu perfeito crescimento, as raízes crescem buscando água, ar e alimentos. Quando isso acontece, o bonsai toma todo o espaço do vaso em que está ocupando, com isso existe a necessidade de fazer a transplantação. Mas a curto prazo, poderá reduzir as raízes com a poda, mas em um determinado momento, somente a transplantação resolverá.

 

É portanto, essencial trocar a terra do Junípero a cada três anos, sempre no final do inverno, e aproveitando para retirar as raízes mais velhas, para o seu perfeito crescimento em outro vaso.

 

O ideal é que nas primeiras semanas da troca se borrife águas nas folhas para mantê-las saudáveis, mas nunca molhe as raízes. E para a nova terra, poderá usar uma mistura de solo básica. Caso tenha dificuldades no transplante, procure um profissional.

 

Pode o bonsai regularmente

 

A prática do bonsai não tem como objetivo somente criar árvores saudáveis e com vida, mas também de mantê-la em seu melhor estilo e cada vez mais bonitas. E uma das atividades que deixa sua árvore em perfeito estado é a poda, com ela é possível manter o formato do bonsai no aspecto de “mini árvores”.

 

Para podar o bonsai de juniperus é ideal que se use ferramentas adequadas, neste caso, usar uma tesoura bem afiada, pois irá facilitar na hora da podagem ou um alicate côncavo para os galhos maiores. Caso aconteça ferimento da árvore com cortes grandes, é preciso passar algum produto para cicatrização, podendo ser pasta de selagem ou clara de ovo.

 

Existe no bonsai de junípero um tipo de folha chamada de “agulha-escama”, ela pode ser facilmente retirada com as mãos usando as pontas dos dedos. A poda poderá ser feita durante todo o ano, porém as melhores épocas são na primavera ou verão.

 

Faça a aramagem do bonsai

 

A aramagem do bonsai serve para fazer com que os galhos da árvore cresça corretamente, e também para corrigir a inclinação dos galhos. Os arames nunca poderão ficar para sempre, eles são sempre colocados por um período de tempo determinado. De maneira geral os arames são alocados no formato espiral na árvore de forma a enrolar nos galhos.

 

O juniperus favorece a aramagem, pois é um bonsai de fácil modelação, e seus galhos flexíveis favorecem para modelagem mais extremas. A dica para efetuar a aramagem é fazê-la no início da primavera e ela poderá permanecer até oito meses. Tome cuidado caso os arames estejam penetrando a casca, retire-o imediatamente.

 

Bom, com isso, finalizamos por aqui, caso tenha alguma dúvida, ou necessite de mais alguma informação, fica a vontade e deixe seu comentário abaixo, faremos o possível para responder!

 

Um abraço!

Bonsai de Junípero – Melhores práticas de como cuidar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *