bonsai de segeretia

A Sageretia, também chamada de Ameixeira do Pássaro, é uma árvore de origem asiática, e, que por conta de suas folhas pequenas, são ideais para a arte do bonsai, e, apesar de ter um desenvolvimento lento, suas folhas crescem rapidamente, e, florescem entre o verão e o inverno. Tem galhos finos, e, descasca bastante durante seu crescimento.

Ela tem características específicas, tais como, não gostar de sol forte, e ser sensível a ventos frios, com isso, é preciso ter cuidado na hora de posicionar. Possui flores brancas esverdeadas, porém bem sutis, e, seus frutos, são pequenos e possui apenas uma semente.

Se você tem a intenção de comprar uma ameixeira, ou, ganhou uma de presente, e precisa de orientações sobre como cuidar, continue lendo nosso texto, descreveremos sobre as melhores formas de cultivo desse lindo bonsai.

Vamos lá!

Posicionando corretamente o Bonsai de Sageretia

Assim como todo bonsai, a Sageretia também precisa receber sol em suas folhas, dessa forma, é preciso deixá-la ao sol, porém, nunca no sol forte, neste caso, ou, colocá-la no período da manhã, ou, na parte da tarde, onde o sol é mais fraco. E, de preferência, em locais onde tenha bastante luz.

Outro ponto é, à noite, caso, a temperatura esteja muito baixa, onde tenha ventos frios, é ideal deixá-la dentro de casa, para não correr riscos, pois, ela não suporte a ventos frios. Pode-se deixar na área externa se a temperatura for acima de 12°C, neste caso, numa sacada, ou na varanda de casa é um dos pontos ideais.

Efetue a rega do bonsai de Ameixeira do Pássaro frequentemente

Assim como nós, as árvores precisam de água, sendo assim, regue o bonsai de Ameixeira constantemente. Avalie sempre se a terra não está seca, pois, ele gosta de terra úmida, porém, não encharcada. Pode-se também borrifar as folhas, porque, elas também necessitam de água.

Para regar seu bonsai, use um recipiente de água potável, e cuidadosamente, vá jogando a água. Diariamente verifique a umidade da terra, pois, o bonsai gosta de abundância de água. Tome cuidado para não regar demais, para não surgir fungos, que, podem ocasionar a morte do seu bonsai.

Alimentando o bonsai

O bonsai além de água, também precisa de nutrientes para alimentar, dessa forma, é preciso fazer a adubação da Sageretia quando necessário. O período que ela mais precisa de adubo é durante seu crescimento, entre a primavera ao outono, nesse período, deve-se adubar pelo menos duas vezes ao mês.

Use adubos de preferência ricos em Fósforo, podendo ser líquidos ou sólidos, e, como sugestão precisa os que tenham traços NPK (Nitrogênio, Fósforo, Potássio). Também se podem usar adubos que são facilmente encontrados no mercado, tais como, farinha de osso e torta de mamona. Outra dica é, nunca adubar quando o bonsai foi recém transplantado, nem quando ela estiver doente.

Faça a poda do bonsai de Sageretia

A poda servirá para modelar sua árvore, sem que haja necessidade de aramação, e deve-se fazer com maior regularidade quando a mesma atingir sua forma básica. Também é necessário retirar os galhos novos que vão surgindo, quando estiverem impedindo o crescimento dos galhos velhos.

Para efetuar a poda, basta uma tesoura bem afiada e ir cortando os galhinhos das zonas não desejadas. Quando necessitar efetuar podas mais drásticas, elas devem ser feitas mais para o final do inverno, para não danificar sua árvore. É importante que se faça as manutenções, tanto nos galhos, quanto nas folhas com frequência.

Transplante do bonsai

O transplante do bonsai de Sageretia é feito uma vez a cada dois anos, no máximo três, porém, somente quando as raízes estiverem na zona limite do vaso, e, geralmente é indicado se fazer na primavera. Nunca lave as raízes e proteja as folhas durante a troca da terra.

Tomar cuidado para não usar matéria orgânica em demasia, pois, pode acumular água. A mistura ideal é, de 50% de areia peneirada, 10% de condicionador de solo industrial e 40 % de argila refratária de boa procedência. As raízes podem ser cortadas até 30% apenas, não corte demais para não perder sua árvore.

Aramagem do bonsai de Ameixeira do Pássaro

Os arames da ameixeira só poderão permanecer por no máximo dois meses, tenha cuidado, para que eles não estejam penetrando na casca, se isso ocorrer, é necessário retirar imediatamente. Em geral, somente a poda faz a modelação e correção da árvore, sendo assim, só faça a aramação caso necessário.

A aramagem servirá para corrigir a inclinação dos ramos permitindo utilizar ramos que de outra maneira teríamos que podar, e, também para direcionar o crescimento dos galhos numa direção em que a copa do bonsai se encontra vazia, ou, para a formação de uma copa no formato triangular.

Conclusão

Neste texto, você aprendeu de uma forma simples e prática, como posicionar seu bonsai corretamente, como efetuar a rega, como adubar, como efetuar a poda, o transplante e a aramação do bonsai de Segeretia.

Nossa última dica é, tome cuidado com o excesso de água, e de sol, esses são os dois fatores principais não deixar seu bonsai morrer, pois, água demais poderá também, ocasionar fungos ou doenças no seu bonsai, e, ele é sensível ao sol forte.

Gostou do texto? Compartilhar com seus amigos nas redes sociais, e ajudem eles também a cultivar corretamente o bonsai de Segeretia!

Bonsai de Sageretia (Ameixeira do Pássaro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *