bonsai de Zelkova

O Bonsai de Zelkova, também conhecido como Olmo Japonês, é uma espécie muito semelhante ao Olmo Chinês, porém, a diferença está nas folhas, pois, um tem apenas uma folha dentada, e o outro, tem duas. Existem também outras espécies de Zelkova, tais como, Creta, Japão, Cáucaso, entre outras.

O Olmo Japonês, é muito cultivado na região Sul do Brasil, pois, são áreas com temperaturas mais baixas e mais adequadas, isso, para uma melhor qualidade de vida do bonsai, apesar de, ele gostar também de calor, e, precisar de uma insolação mínima diária.

Vamos detalhar neste artigo, quais são os cuidados que você deve ter para conseguir manter seu bonsai em seu melhor estilo, e, principalmente, saudável.

Continue conosco!

Posicionamento do Bonsai de Zelkova

Assim como qualquer bonsai, o Zelkova deve permanecer no sol por pelo menos quatro horas no dia, porém sendo o sol antes das 10h, ou na parte da tarde, depois das 16h. Então, se pretende deixá-lo no interior de sua casa, lembre-se que ele precisa ficar em um local onde tenha luz.

Ele também é, uma árvore que vive muito bem ao ar livre, ou seja, poderá posicioná-lo na área externa, porém, é preciso verificar se não está muito exposto ao sol forte para não queimar suas folhas, ou, em épocas de geadas, é aconselhado que deixe dentro de casa, para protegê-lo.

Como regar corretamente o Olmo Japonês

O bonsai precisa ser regado frequentemente, pois, sua terra necessita estar sempre úmida, mas, nunca encharcada. Neste caso, quando for regar novamente, é aconselhável avaliar se a terra está quase seca, pois, assim, você já saberá que está na hora de fazer a rega de novo.

O Olmo japonês, igual todas as espécies de bonsai, é sensível a fungos, por este motivo é, importante não regar em demasia para não ocasionar sua morte. E, para regar, basta colocar água potável em um reservatório e ir jogando a água na terra, e, também em suas copas. Em períodos com temperaturas muito baixas, pode-se regar com menos frequência, assim, é só avaliar se a terra está quase seca, para regar novamente.

Alimentando o bonsai com os adubos necessários

Para adubar o bonsai, o ideal é que se use adubos orgânicos e naturais de decomposição lenta, o Zelkova prefere este tipo, porém, poderá usar também, adubos químicos ricos em nitrogênio, líquidos, ou, sólidos da terra, mas, é preciso avaliar se, são produtos de boa procedência e de ótima qualidade.

As melhores épocas para adubar são, quando o bonsai está em pleno crescimento, e da primavera ao outono. Uma dica interessante, é nunca adubar o bonsai caso ele esteja recém transplantado.

Poda do Bonsai de Zelkova

Um dos principais processos da arte do bonsai é a poda, pois, é com ela que, você consegue deixá-lo em seu melhor estilo, e, muito mais bonito visualmente, então, podar o Zelkova regularmente quando necessário, é tarefa obrigatória.

Para efetuar a poda, deve-se utilizar uma tesoura bastante afiada, para cortar cuidadosamente os galhos que são indesejáveis do tronco ou da copa. Como sua brotação é intensa, a poda, pode ser feita com maior frequência.

Podas mais rigorosa é, ideal serem feitas no final do inverno, e, para efetuar a desfolhagem, você precisa avaliar se, a árvore está sádia, caso contrário, não é aconselhável fazer.

Transplante do Olmo Japonês

O transplante do Olmo Japonês pode ser feito a cada 3 anos, pois, na maioria dos casos, nessa época, o bonsai, já não está suportando mais o vaso em que está, e, por esse motivo, é necessário efetuar a troca de vaso.

Antes de efetuar a transplantação, você poderá trocar apenas a terra, e, cortar as raízes, pois, dessa forma, o bonsai permanecerá por mais tempo no vaso em que está, e, sem necessidade de trocá-lo com rapidez.

Porém, se já tiver feito, algumas vezes esse processo, vai chegar uma hora que, terá que trocá-lo de vaso, então, para isso, você deverá utilizar uma mistura de solo básica, para a nova terra, podendo ser, areia peneirada, condicionador de solo industrial e argila refratária de boa procedência também peneirada.

Faça aramagem do bonsai somente quando necessário

A aramagem é necessária quando você verificar a necessidade de corrigir a inclinação de alguns ramos do bonsai, ou, direcionar o crescimento de um galho, sendo assim, ela poderá ser feita, mas, para o  Bonsai de Zelkova, a permanência dos arames são de até cinco meses.

O bonsai de Zelkova é uma árvore fácil de modelagem, na maioria dos casos, apenas com a poda, você conseguirá manter seu estilo, porém, se for necessário aramar, é aconselhável fazer no final do inverno. E, caso os arames estiverem penetrando a casca, é preciso tirá-los no mesmo momento. Em caso de dúvidas, é imprescindível procurar um profissional.

Bom, para finalizar nosso artigo, deixamos uma última dica: Indicamos tomar sempre cuidado ao regar o bonsai, pois, se caso ele estiver com muito volume de água, poderá aparecer fungos, e, com isso, seu bonsai de Zelkova poderá morrer, mas, se acontecer, poderá também retirar os fungos, com algum fungicida, ou, com uma escovinha.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos, creio que assim como ajudou você, poderá ajudá-los também.

Um abraço!

Bonsai de Zelkova (Olmo japonês) – Saiba como cultivá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *