bonsai

O passo inicial para cuidar de um bonsai você já deu, que é procurar ajuda, isso já é bem importante, e com o tempo vai perceber que mesmo se tiver feito alguma coisa errada e o bonsai acabou ficando doente, vai aprender com os erros e melhorará a sua forma de cultivo.

Esse texto, é para dar esperança àqueles que pensam que seu bonsai pode não sobreviver caso esteja doente e para aqueles que querem cuidar melhor, porém, se algo de pior acontecer, pense pelo lado positivo, você aprendeu algo e quando tiver o próximo você não irá cometer os mesmos erros.

Então continue conosco, e acompanhe as dicas.

1) Identifique a espécie do seu bonsai

O primeiro ponto a saber é, de qual é espécie é sua árvore, qual família ela pertence, pois os cuidados de uma espécie para outra podem ser bem diferentes, como exemplo, se for uma árvore de interior para uma de exterior.

Em nosso blog, temos um artigo falando exatamente sobre espécies de bonsai mais populares que existem, se tiver dificuldades em identificar sua árvore, dê uma lida em nosso texto para te auxiliar.

2) Estude os cuidados específicos da sua espécie

Após conseguir identificar a espécie do seu bonsai, é hora de estudar todos as suas formas de cuidar dele da melhor forma possível, e, isso só se aprende buscando informações específicas do mesmo, e praticando seu cultivo.

As árvores mais populares de bonsai são da espécie Ficus ou Junípero, caso seja uma dessas, procure saber os pontos específicos sobre elas, seja sobre a frequência da rega e do adubo, a quantidade de água e de adubo, também sobre a transplantação, ou, sobre a poda, ou seja, pesquisa tudo sobre ela, e, caso não for de uma dessas espécies, procure identificar qual é.

3) Tenha cuidado com os erros mais comuns

O estudo detalhado sobre o bonsai que deseja cultivar é sempre importante antes de começar a criá-lo, pois, erros comuns podem comprometer a vida do seu bonsai. Então para facilitar sobre passos simples para tomar cuidado são:

 

  • Não se esqueça de regar ou não regue demais

 

Por motivos de correria do dia a dia, as vezes esquecemos de fazer essa atividade, então, para que isso não ocorra, coloque essa rotina no seu cheque list diário. E, se caso isso ocorrer no caso da falta de água, as raízes podem secar e seu bonsai pode morrer, da mesma forma que regar em excesso também prejudicará, principalmente por aparecer fungos e pragas. Então, tome muito cuidado com isso!

 

  • Árvores externas em ambiente interno e vice-versa

 

O posicionamento do bonsai interfere na sua vida saudável e seu crescimento, todos precisam de insolação, uns mais, outros menos, porém, existem aquelas espécies que resistem mais a luz solar, e aquelas que não resistem tanto, porém, ainda sim precisa de uma boa iluminação. Dessa forma, quando você conhece bem sobre o seu bonsai, você saberá exatamente o que fazer.

 

  • Cuidado para não podar em excesso

 

Esse é um erro em geral de iniciantes, pois, aqueles que são ansiosos para que a árvore fique no estilo que deseja, vão podando até que não sobre nada da árvore. Pense no cabeleireiro cortando o cabelo de alguém, e a pessoa fala que está bom, mas ele continua cortando, quando termina, já não tem cabelo nenhum. Então, deixe a ansiedade de lado e faça a poda gradativamente quando necessário.

4) Acompanhe o crescimento

Quando você fez os cuidados necessários para o crescimento do seu bonsai, faça um acompanhamento diário para verificar se ele está crescendo normalmente e se tornando saudável. Caso contrário, leve a um especialista para verificar o que deve ser feito, porém, somente tomando o cuidado com os erros mais comuns descritos acima, já bastará para seu bonsai ficar bem.

5) Tenha um planejamento futuro

É ideal continuar estudando sobre sua espécie, assim como as demais, e também mantenha o cultivo seguindo os passos descritos para sua espécie. Ter paciência também é uma virtude ao cuidar de um bonsai.

Com o tempo você vai aprendendo e cuidando cada vez melhor do seu bonsai, com isso, sua árvore viverá por longos e longos anos.

Conclusão

Cultivar um bonsai é uma arte, e para aquelas que gostam, é um hobby maravilhoso. Se você decidiu comprar ou ganhou um bonsai, estude tudo o que puder sobre ele para que não tenha surpresas em sua criação.

Ficou alguma dúvida? Faça um comentário abaixo, faremos o possível para te responder!

Um abraço e até a próxima!

5 dicas simples para cultivar melhor o seu bonsai e não deixá-lo morrer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *