cuidar de um bonsai

Cuidar de um bonsai é simples quando se faz um estudo antes de começar a colocar a mão na massa, pois caso contrário, o crescimento e a saúde do bonsai poderão ser comprometidos. Estudar é sempre o primeiro passo, a não ser que você contrate alguém para fazê-lo.

Então, pensando nisso, montando uma lista com alguns erros cometidos pelos iniciantes para que você possa evitar para ter um resultado satisfatório ao cultivar sua árvore. Então continue lendo para prevenir esses erros!

1- Pouca luminosidade diariamente

O Bonsai, assim como nós, também necessita de luminosidade diariamente. Pode ser perigoso deixá-lo ao sol forte o dia todo, porém, é um erro, não colocá-lo ao sol por pelo menos 3 horas por dia, pois, poderá prejudicar seu crescimento. Então, deixe-o neste período de tempo exposto diretamente a luz, pois eles são criados a partir de plantas que tem essa necessidade diária.

2- Deixar o bonsai sem água

Esse é um erro comum, e que poderá matar seu bonsai, pois, imagine seu corpo sem água, morrerá, pois é, com a árvore poderá ocorrer o mesmo. Se o vaso onde está o bonsai for pequeno, a quantidade de água colocada não será muita por conta do tamanho, sendo assim, a frequência precisará ser maior.

Fique atento a rega, e, se necessário faça mais de uma vez por dia, e para algumas espécies, é preciso molhar também as folhas, mas, tome cuidado, pois, o excesso também poderá matar sua árvore.

3- Não usar água potável

Sabemos que, água das torneiras pode conter uma quantidade alta de cloro, e, como o bonsai é uma árvore bastante sensível, regar ela dessa forma poderá comprometer sua saúde. Então, use água potável ou filtrada quando for efetuar a rega.

4- Adubar em exagero

Assim como regar em excesso poderá matar seu bonsai, o adubo em exagero também poderá ocorrer o mesmo, pois, como a árvore cresce vagarosamente, ela não precisa de muita adubação, e sim, o necessário, dependendo também do vaso em que se encontra. Então, assegure-se que o bonsai esteja com a quantidade suficiente de adubo, principalmente, entre o outono e primavera.

5- Não efetuar o transplante do bonsai

Como informamos acima, o bonsai cresce lentamente, porém, é preciso avaliar quando suas raízes já estiverem ocupando toda a área do vaso será um indício de que é necessário trocar de vaso. Isso porque, para continuar crescendo posteriormente, ele precisa de espaço suficiente. Sendo assim, faça o transplante para um vaso maior.

6- Não retirar as pragas, ou possíveis doenças

O bonsai também poderá ficar vulnerável a possíveis pragas ou doenças, para isso, precisa-se avaliar constantemente como está seu aspecto, e, e se ele está saudável, neste caso, avaliando se não existe nenhuma praga, fungo, ou qualquer outra coisa que possa prejudicá-lo. Se isso, ocorrer, é necessário cuidar imediatamente para que ele não morra. Existem produtos específicos para tratar o bonsai.

7- Deixar de efetuar a poda periodicamente

Efetuar a poda do bonsai não serve apenas para manter o estilo da árvore para deixá-la mais bonita, mas também para estimular seu crescimento, principalmente para liberar os locais mais escondidos para o acesso a luminosidade, para isso, observe os ramos que não estão tendo contato com a luz. Para garantir o crescimento saudável do bonsai, é preciso fazer a manutenção de poda algumas vezes ao ano, que na maioria das vezes podem ser feitas na mudança de estação.

Considerações finais

Cuidar de um bonsai para que ele viva por muitos anos e mantenha sempre seu melhor estado é uma arte. Inicialmente pode parecer difícil e complexo, porém, com estudo e prática, essa atividade se torna bem fácil em longo prazo. No início, pode haver erros, porém, faz parte do aprendizado, não se prenda a isso.

Então, estude esses pontos levantados acima, estude sobre o seu bonsai, e pratique bastante, pois, com o tempo, você conseguirá cultivar o bonsai da melhor forma possível.

Gostou do artigo? Então compartilhe nas redes sociais para alcançar o maior número de pessoas e poder ajudar seus amigos.

Um abraço e até a próxima!

7 erros ao cuidar de um bonsai que você deve evitar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *