ferramentas para cuidar de um bonsai

Existem diversas ferramentas para cuidar de um bonsai, dentre elas, estão os alicates de corte, tesouras, ancinhos, facas, serrotes pequenos, pinças, hashi, e, todos eles são importantes para uma boa manutenção da sua árvore. E, conforme você vai adquirindo experiência, seu kit de ferramentas aumentará.

Inicialmente, não é preciso ter todas as ferramentas existentes, pois, nem todas elas são usadas com frequência. O ideal é, conforme vai surgindo a necessidade de uma peça ou outra, você vai adquirindo. Então, para te facilitar, caso tenha comprando ou está pensando em comprar um bonsai, vamos detalhar neste texto, quais são as ferramentas principais que você precisa ter para cuidar de um bonsai.

Continue acompanhando!

1- Tesoura para poda de raiz e poda de folhas

A tesoura para poda da raiz é mais reforçada e rígida. É ideal que se mantenha uma só para a poda da raiz e dos galhos mais grossos, para ela não perder o corte, e, para não ter que ser afiada com muita frequência. Já a tesoura para o corte das folhas, ela possui em vários tamanhos, e suas lâminas são mais afinadas para permitir o corte interno das folhas.

2- Alicates de corte

Vamos destacar aqui os três alicates principais, que são: corte côncavo (alicate bola), corte lateral e corte de arame.

O alicate côncavo produz um buraco raso no galho, para que, com o passar do tempo, o bonsai tenha uma melhor e mais natural cicatrização. O alicate de corte lateral, é usado para galhos mais grossos, principalmente os que são de difícil acesso no bonsai. Já o alicate de arame, serve para cortar os arames pertos do tronco, ele é recomendado por sua forma arredondada não danificar a casca da árvore.

3- Ancinho

O ancinho é um pequeno “garfo” que é usado para refrescar a terra do vaso e as raízes, e o lado oposto do garfo é usado para desenvasar o bonsai. Essa é uma das ferramentas para cuidar de um bonsai que é bastante utilizada com frequência para acertar a terra no vaso.

4- Pinça

A pinça é uma ferramenta para cuidar do bonsai que pode ser utilizada para vários meios, sendo para, retirar insetos que estão nos galhos ou na terra, também é usada para fazer uma limpeza em geral no bonsai, dentre outras atividades. Ela é mais usada para a espécie pinus, porém, podendo ser utilizada por qualquer outra espécie.

5- Hashi

O hashi é um palito feito de bambu, e são usadas para poder perfurar a terra para que os adubos entrem na terra, assim como a água para quando o bonsai for regado. Também usado para compactar alguns pontos da terra, e, para desembaraçar a raízes do bonsai.

6- Vassourinha

A vassourinha é uma ferramenta para cuidar do bonsai que é pequena e bem delicada, e, serve para efetuar uma limpeza geral da árvore e do vaso. Seu uso, não tem muito segredo, mas, é importante sempre mantê-la limpa para quando for utilizada novamente.

Considerações Finais

É importante saber que, apesar das ferramentas citadas acima serem básicas e ideais para o cultivo do bonsai, não é obrigatório comprar um kit para cuidar de uma árvore. Neste caso, inicialmente você pode improvisar, por exemplo, o ancinho, poderá ser substituído por garfo de churrasco que não se usa mais, ou, um pincel velho, poderá substituir a vassourinha, ou seja, não é preciso investir de imediato, você conseguirá cuidar do bonsai, improvisando.

Agora, caso você queira comprar as ferramentas para cuidar do bonsai que descrevemos, vale alguns cuidados para mantê-las sempre impecáveis: Sempre limpe as ferramentas após o uso; com as ferramentas limpas, utilize um spray lubrificante e remova o excesso com um pano limpo; não molhe os cabos da madeira; organize as ferramentas ao guardar; use cada ferramenta para sua função, e, afie a ferramenta quando houver necessidade.

Bom, finalizamos por aqui. Esperamos que tenha gostado sobre as dicas das principais ferramentas para cuidar de um bonsai.

Então, se gostou do texto, deixe seu comentário, e descreva quais são as ferramentas que você mais utiliza no seu dia a dia para cuidar do seu bonsai!

Quais são as principais ferramentas para cuidar de um bonsai?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *